Leituras Sugeridas
Módulo 1 – Conhecimento e compreensão das mídias e da educação midiática
BAUER, T. A. O valor público da Media Literacy. Trad. De José Augusto Mendes Lobato. IN: Revista Líbero, v. 14, n. 27. São Paulo: jun. de 2011, p. 9-22. Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/356/330. Acesso em 01 Fev 2022.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, v. 35, n. 3, set-dez, 2010, pp. 37-58 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078004. Acesso em 27.jan.2022.
CERIGATTO, Mariana Pícaro. Promovendo a literacia midiática e informacional no contexto emergente da desinformação: proposta para o Ensino Fundamental. Revista Observatório, v. 6, n. 6, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10766. Acesso em 27.jan.2022.
DE OLIVEIRA SOARES, Ismar. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037/87468. Acesso em 28 Jan 2022.
LOPES, Jódna; DOS SANTOS, Maria Eneida Costa; FERREIRA, Roseliane de Fátima Costa. Literacia digital e novas competências docentes: desafios e perspectivas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 34873-34887, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27682. Acesso em 27.jan.2022.
MORA, Gabriela Goulart; DA SILVA, Natália Oliveira Teles. As novas gerações e a literacia midiática: possibilidades de educar para a cidadania. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 7053-7071, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1992. Acesso em 27.jan.2022.
PIMENTA, M.A.A; PRATA-LINHARES, M.M. Conhecimento e consumo: desafios para a educação na era da cultura midiática. Revista e-Curriculum, n.11 v.03, set-dez. 2013. São Paulo: PUC/SP. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/11452. Acesso em 27.jan.2022.
ROZNIESKI, Raiza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Media literacy como competência para o desenvolvimento de um protagonismo docente aliado à cultura digital contemporânea. Educação em suas múltiplas faces e sensibilidades, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19376/2/Media_literacy_como_competncia_para_o_desenvolvimento_de_um_protagonismo_docente_aliado_cultura_digital_contempornea.pdf. Acesso em 27.jan.2022.
WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/notice?id=p%3A%3Ausmarcdef_0000220418&posInSet=1&queryId=e098225b-fb87-4344-8975-b2927c1138b5. Acesso em 27 Jan 2022.
Módulo 2 – Avaliação de mídias e das fontes de informação
BBC. Romanos usavam redes sociais há dois mil anos, diz livro. G1, 7 de novembro de 2013. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/11/romanos-usavam-redes-sociais-ha-dois-mil-anos-diz-livro.html. Acesso em 26 jan. 2022.
EDUCAMÍDIA. Planos de Aula. Instituto Palavra Aberta. Disponível em https://educamidia.org.br/planos-de-aula. Acesso em 29 jan. 2022.
LAGE, Nilson. A estrutura da notícia. São Paulo: Editora Ática, 1985. (Disponível em https://www.academia.edu/35906793/Nilson_lage_-_estrutura_da_not%C3%ADcia). Acesso em 29 jan. 2022.
MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, nº 39, jan-abr 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=html&lang=pt. Acesso em 29 jan. 2022.
NETTO, André. A mídia é essencial para a manutenção da democracia. Jornal da USP, 14 jun 2019. Disponível em https://jornal.usp.br/atualidades/a-midia-e-essencial-para-a-manutencao-da-democracia/. Acesso em 26 jan. 2022.
SINGER, André. Mídia e democracia no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 58-67, dez-fev 2000/2001. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/32891/35461/38459 . Acesso em 26 jan. 2022.
UNICEF. Adolescentes e jovens brasileiros estão mais otimistas quanto ao futuro do que os adultos, e querem ser parte da construção do futuro. Unicef, Nova York / São Paulo, 18 de novembro de 2021. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/adolescentes-e-jovens-brasileiros-estao-mais-otimistas-quanto-ao-futuro-do-que-os-adultos. Acesso em 26 jan. 2022.
Módulo 3 – Produção e uso das informações nas mídias
ANTUNES, Maria da Luz; LOPES, Carlos; SANCHES, Tatiana (2019). A literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior. In: IX Encuentro Ibérico EDICIC 2019. Barcelona: Facultad de Bibliotecnomía y Documentación, Universidad de Barcelona. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/39636 Acesso em 27.jan.2022
BUZZFEED E A PRODUÇÃO MONKEYPAW, DE JORDAN PEELE, LANÇAM UM ANÚNCIO DE SERVIÇO PÚBLICO PARA ALFABETIZAÇÃO DA MÍDIA NA ERA DAS NOTÍCIAS FALSAS. BuzzFeed, 2018. Disponível em https://buzzfeed.prezly.com/buzzfeed-e-a-producao-monkeypaw-de-jordan-peele-lancam-um-anuncio-de-servico-publico-para-alfabetizacao-da-midia-na-era-das-noticias-falsas Acesso em 27.jan.2022
CAMBRIDGE DICTIONARY (2018). Meaning of “fake news” in the English dictionary. Disponível em https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/fake-news Acesso em 27.jan.2022
GELFERT, Axel. (2018) Fake news: A definition. Informal Logic, 38. 84-117. Disponível em: https://doi.org/10.22329/il.v38i1.5068 Acesso em 27.jan.2022
GUIA ESSENCIAL DA FIRST DRAFT PARA ENTENDER A DESORDEM INFORMACIONAL. First Draft News, 2. ed., 2020. Disponível em https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2020/07/Information_Disorder_Digital_AW_PTBR.pdf?x76851 Acesso em 27.jan.2022
HOW CAN WE COMBAT FAKE NEWS? The role of platforms, media literacy, and journalism. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2017. Disponível em https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/news/how-can-we-combat-fake-news-role-platforms-media-literacy-and-journalism Acesso em 27.jan.2022
KALSNES, Bente (2018). Fake news. Oxford Research Encyclopedias. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.809 Acesso em 27.jan.2022
ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. 87 p. (Coleção Primeiros Passos.)
SPINELLI, Egle Müller; RAMOS, Daniela Osvald. Desordem informacional no ecossistema digital das eleições brasileiras em 2018. In: FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio (org.). As fake news e a desordem informativa na era da pós-verdade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 199-221. Disponível em https://doi.org/10.14195/978-989-26-1778-7 Acesso em 27.jan.2022
VAZA, FALSIANE!, curso online organizado pelos jornalistas Ivan Paganotti, Leonardo Sakamoto e Rodrigo Ratier, 2018. Disponível em: www.vazafalsiane.com Acesso em 27.jan.2022
WARDLE, Claire. Understanding information disorder. First Draft News, 2020. Disponível em https://firstdraftnews.org/long-form-article/understanding-information-disorder/ Acesso em 27.jan.2022
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c Acesso em 27.jan.2022