Back

Índice Geral

Acesse os links disponíveis

ALVES, JANUÁRIA CRISTINA. Influencer digital na real: guia para criadores de conteúdo infantojuvenil. Redes Cordiais. Disponível em https://www.redescordiais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/2203-InfluencerDigitalNaReal.pdf. Acesso em 30.set.2022
 
ALVES, JANUÁRIA CRISTINA, e SOUSA, MAURICIO DE. Xô Fake News – Uma história sobre Verdades e Mentiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021. 88 p. 

 ANTUNES, Maria da Luz; LOPES, Carlos; SANCHES, Tatiana (2019). A literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior. In: IX Encuentro Ibérico EDICIC 2019. Barcelona: Facultad de Bibliotecnomía y Documentación, Universidad de Barcelona. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/39636 .

AUDENHOVE, Leo Van; BROECK, Wendy Van den; MARIËN, Ilse. Data literacy and education: Introduction and the challenges for our field. Journal of Media Literacy Education, 12(3), 1-5, 2020. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1510&context=jmle.

BAUER, T. A. O valor público da Media Literacy. Trad. De José Augusto Mendes Lobato. IN: Revista Líbero, v. 14, n. 27. São Paulo: jun. de 2011, p. 9-22. Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/356/330.

BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. New Hampshire, EUA: OK Copyright, 2007.

BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. São Paulo, Brasil: MATRIZes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, 5(2), 93-121, 2012.

BUZZFEED E A PRODUÇÃO MONKEYPAW, DE JORDAN PEELE, LANÇAM UM ANÚNCIO DE SERVIÇO PÚBLICO PARA ALFABETIZAÇÃO DA MÍDIA NA ERA DAS NOTÍCIAS FALSAS. BuzzFeed, 2018. Disponível em https://buzzfeed.prezly.com/buzzfeed-e-a-producao-monkeypaw-de-jordan-peele-lancam-um-anuncio-de-servico-publico-para-alfabetizacao-da-midia-na-era-das-noticias-falsas.

CALIXTO, Douglas; LUZ-CARVALHO, Tatiana; CITELLI, Adilson. David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, 25(2), 127-137, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182270

CAMBRIDGE DICTIONARY (2018). Meaning of “fake news” in the English dictionary. Disponível em https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/fake-news.

CANCLINI, Néstor García. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Guadalajara: Callas, 2020

CASEY, Paul M. et al. Digital Literacy for the 21st Century. Encyclopedia of Information Science and Technology. Fourth Edition, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318508429_Digital_Literacy_for_the_21st_Century.

CETIC.TIC Domicílios 2020. Cetic, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/08/tic_domicilios_2020_coletiva_imprensa.pdf.

CHARLEAUX, João Paulo. Quais as saídas para a crise da democracia, segundo este estudioso francês. Nexo, 13 de maio de 2018. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2018/05/13/Quais-as-sa%C3%ADdas-para-a-crise-da-democracia-segundo-este-estudioso-franc%C3%AAs.

CRUZ, Elaine Patrícia. Brasil tem 24,3 milhões de crianças e adolescentes que usam internet. Agência Brasil, 17 de julho de 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/brasil-tem-243-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-utilizando-internet.

DIGITAL NEWS REPORT, 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2021.

DUNN, John. A História da Democracia: um ensaio sobre a liberação do povo. São Paulo: Editora Unifesp, 2021.

FARIA, Paulo; RAMOS, Altina; FARIA, Ádila. De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura. In: ATAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012.

FERREIRA, Viviane Lima; GIRARDELLO, Gilka. Um olhar intercultural para a mídia-educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias. Revista Pedagógica, v.21, p. 131-153, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7028924.pdf.

FONSECA, Pedro Neves. Mídia, jornalismo e educação: a interpretação da notícia por jovens universitários paulistanos. Dissertação de mestrado. Rec. eletrônico 104 f. Escola Superior de Propaganda em Marketing – SP, 2020. Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado, São Paulo, 2020.. Disponível em: https://bibliotecas.espm.br/pergamum/biblioteca/index.php,

FRANÇA, Valéria. Mídias sociais ampliam oportunidades. Revista Pesquisa Fapesp, n. 273, novembro de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/midias-sociais-ampliam-oportunidades/.

FRIAS FILHO, Otávio Frias. O que é falso sobre fake news. Revista da USP, São Paulo, n. 116, p. 39-44, jan./fev./mar. 2018

G1. Economia. Em 2019, Brasil tinha quase 40 milhões de pessoas sem acesso à internet. G1, 14 de abril de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/14/em-2019-brasil-tinha-quase-40-milhoes-de-pessoas-sem-acesso-a-internet-diz-ibge.ghtml.

GELFERT, Axel. (2018) Fake news: A definition. Informal Logic, 38. 84-117. Disponível em: https://doi.org/10.22329/il.v38i1.5068.

GRAEBER, David. Um projeto de democracia: uma história, uma crise, um movimento. Editora Paz e Terra, 2016.

GUIA ESSENCIAL DA FIRST DRAFT PARA ENTENDER A DESORDEM INFORMACIONAL. First Draft News, 2. ed., 2020. Disponível em https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2020/07/Information_Disorder_Digital_AW_PTBR.pdf?x76851.

GUIA ESSENCIAL DA FIRST DRAFT PARA VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÃO ON-LINE. First Draft News, 2. ed., 2020. Disponível em: https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2020/07/Verifying_Online_Information_Digital_AW_PTBR.pdf?x76851.

HOW CAN WE COMBAT FAKE NEWS? The role of platforms, media literacy, and journalism. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2017. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/news/how-can-we-combat-fake-news-role-platforms-media-literacy-and-journalism.

KALSNES, Bente (2018). Fake news. Oxford Research Encyclopedias. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.809.

KNEIPP, V. ., & PAIVA, N. L. de A. (2020). O jornalismo como responsável pelas fake news que ele não concebe: por que o UOL Confere aparece como uma plataforma necessária?. Anagrama, 14(2), 1-13. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/173303/165742.

LIVINGSTONE, Sonia. Media Literacy and the Challenge of New Information and Communication Technologies. The Communication Review, 7:3–14, 2004.

MALMELIN, Nando. What is Advertising Literacy? Exploring the Dimensions of Advertising Literacy. Journal of Visual Literacy, v. 29, n. 2, p. 129-142, 2010.

PAGANOTTI, I.; SAKAMOTO, L. ; RATIER, R.  ‘Vaza, Falsiane!’: iniciativa de letramento midiático contra notícias falsas em redes sociais. InTexto, v. 52, p. 1-22, 2021.

SALIM, Mohamed SaliM et al. The dimensions of advertising literacy: a meta-analytic review. International Journal of Business and Management Studies, v. 5, n. 2, p. 551–558, 2016.

SANTOS, R.; AZEVEDO, J.; PEDRO, L. Literacia(s) digital(ais): definições, perspectivas e desafios. Revista Media& Jornalismo, n. 27, v. 15 (2), p. 17-44, 2015.

OLIVEIRA, Ana. Literacia Mediática – Um projeto em Curso. O desenho de um caminho para refletir sobre a Literacia Mediática e a sua dimensão criativa. Revista Comunicando, v. 8, n. 1, 2019.

OPERTTI, Renato.  Aportes curriculares para la educación en medios:

un proceso en construcción. In: Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 32, p. 31-40, 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2924588.

PENNYCOOK, Gordon; RAND, David G. The psicology of fake news. In: Trends in cognitive sciences, vol. 25, ed. 5, p. 388-402. Maio de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tics.2021.02.007.

ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. 87 p. (Coleção Primeiros Passos.)

SANTOS, Jéssica de Almeida. News literacy: uma ferramenta de combate à desordem informacional. 2019. Rec. eletrônico (145 f.) Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, MPPJM – Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado, São Paulo, 2019.

SPINELLI, Egle Müller; RAMOS, Daniela Osvald. Desordem informacional no ecossistema digital das eleições brasileiras em 2018. In: FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio (org.). As fake news e a desordem informativa na era da pós-verdade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 199-221. Disponível em: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1778-7.

UNESCO. Teacher training curricula for media and information literacy. Paris: 2013. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421.

VAZA, FALSIANE!, curso online organizado pelos jornalistas Ivan Paganotti, Leonardo Sakamoto e Rodrigo Ratier, 2018. Disponível em: www.vazafalsiane.com.

WARDLE, Claire. Understanding information disorder. First Draft News, 2020. Disponível em: https://firstdraftnews.org/long-form-article/understanding-information-disorder/.

WARDLE, Claire; DERASHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c.