PERGUNTAS E RESPOSTAS
O foco do programa é a formação em educação midiática para professores da educação básica, apresentando os conceitos elementares envolvidos na área e ferramentas iniciais para aprimorar as habilidades de educadores em reconhecer e valorizar informações factuais de conteúdo jornalístico, distinguindo-as da desinformação (fake news).
O programa se destina a professores da rede pública que atuem no ensino fundamental ou no ensino médio.
O programa é uma iniciativa do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
O curso será oferecido de fevereiro a dezembro de 2022.
O curso é ofertado em duas modalidades. Uma delas on-line e ao vivo (aulas síncronas), e a outra por meio de videoaulas, gravadas, disponíveis na plataforma Youtube (aulas assíncronas).
Na modalidade on-line e ao vivo, pelas plataformas Zoom ou Google Meet, cada turma terá 6 horas de aulas, distribuídas em 3 módulos. Ou seja, os inscritos terão 3 encontros (virtuais) com duração de 2 horas cada.
Na modalidade videoaulas, os inscritos também terão acesso aos 3 módulos, disponibilizados em rede para a assistência no momento em que preferirem, além de responderem atividades via Google Forms, totalizando a mesma carga horária.
Não, o curso é gratuito.
A inscrição deve ser feita por link específico no site, inserindo as informações solicitadas.
O professor não precisa apresentar nenhum documento. Para inscrever-se, basta preencher os dados solicitados na tela de inscrição
Conteúdos relacionados à educação midiática fazem parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Orientações internacionais (de organismos multilaterais, como a Unesco) e locais reforçam a necessidade de os estudantes da educação básica desenvolverem competências e habilidades para consumir, selecionar, criticar e produzir conteúdos midiáticos de forma ética e responsável. O programa oferecido pelo curso de Jornalismo da ESPM-SP, com apoio da Embaixada e do Consulado dos EUA em São Paulo, busca apresentar um panorama abrangente sobre a área, com aplicações práticas para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula.
Sim, os participantes receberão certificado.
Os inscritos têm plena liberdade de frequentar as aulas que julgarem interessantes, mas o certificado será concedido apenas mediante participação nos três módulos completos.
O programa tem duração específica em 2022, sem indicação de continuidade ou extensão a partir de dezembro deste ano.