O Programa

O programa Escola Mídia é uma iniciativa do curso de Jornalismo da ESPM, com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que tem como objetivo oferecer um curso para professores da rede pública que os capacite a trabalhar com alfabetização midiática com estudantes de ensino fundamental e ensino médio.

As atividades e o conteúdo do programa baseiam-se nas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio – e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os módulos seguem as três áreas temáticas definidas pela Unesco: 1. Conhecimento e compreensão dos meios de comunicação e informações para discursos democráticos e participação social; 2. Avaliação de textos de mídia e fontes de informação; 3. Produção e uso de mídia e informação.

Gratuito, o curso é oferecido em duas modalidades. Em uma delas, as aulas são realizadas ao vivo e online, pelas plataformas Zoom ou Google Meet. Os inscritos recebem por e-mail os links e as instruções para assistir às aulas. Nesta opção, cada módulo tem 2 horas de aula, num total de 6 horas.

Na outra modalidade oferecida, o curso é ministrado em três videoaulas gravadas, que ficam disponíveis online nos meses de julho a dezembro de 2022. Os inscritos recebem por e-mail os links e as instruções para assistir às aulas.

Em ambas as modalidades, os alunos precisam fazer as tarefas propostas pelos professores da ESPM para completar o curso e ter acesso ao certificado de participação.