OS MÓDULOS
Os conteúdos e atividades previstas para cada módulo do curso são:
MÓDULO 1 – Conhecimento e compreensão das mídias e da educação midiática
Objetivo: contextualizar a problemática da desinformação e a importância do professor no processo da educação midiática.
Temas abordados:
- Desafios da educação midiática;
- O papel do educador no processo de literacia;
- A literacia midiática na BNCC: ensino fundamental e ensino médio;
- Matrizes de conhecimento propostas pela Unesco sobre o tema;
- Habilidades e competências a serem buscadas em um programa de educação midiática.
MÓDULO 2 – Avaliação de mídias e das fontes de informação
Objetivo: ampliar o conhecimento e a reflexão crítica sobre o funcionamento das mídias.
Temas abordados:
- A relação entre as mídias e a democracia.
- Formas de acesso eficiente às mídias.
- Formas de promover entre os estudantes uma avaliação crítica das informações transmitidas pelas mídias.
- A produção de notícias e sua relação com as disciplinas ministradas nos ensinos fundamental e médio.
MÓDULO 3 – Produção e uso das informações nas mídias
Objetivo: desenvolver competências e habilidades de checagem de informações para promover o mesmo conhecimento posteriormente em sala de aula.
Temas abordados:
- Características da notícia
- O que são fake news (definições)
- Tipos de fake news
- Características das fake news
- Dicas para identificar fake news
- Como promover oficinas de checagem de notícias